terça-feira, 18 de setembro de 2007

ISRAEL - O que esperamos para frente

No dia 9 de Iyar de 5767 (23 de abril de 2007) é comemorado com muita alegria 59a aniversário da Independência de Israel (Yom Haatzmaut Yisrael). Há exatos 59 anos, o Povo Judeu pôde finalmente proclamar sua soberania e sua independência em Eretz Yisrael - a Terra de Israel. Durou-se quase dois mil anos para que o sonho do Povo Judeu de reestabelecer sua Eretz se tornasse realidade.

A declaração de Indpendência de Israel diz: "A terra de Israel é o local de origem do povo judeu. Aqui a sua identidade espiritual, política e religiosa foi moldada. Aqui eles primeiro atingiram a formação de um estado, criaram valores culturais de significância nacional e universal e deram ao mundo o eterno Livro dos Livros. Depois de serem forçosamente exilados de sua terra, o povo conservou consigo sua fé durante sua Dispersão e nunca deixou de rezar e sonhar com o retorno para sua terra e com a restauração, lá, de sua liberdade política".

O Povo Judeu nunca deixou de sonhar em restabelecer sua Pátria na Eretz, e a criação de Medinat Yisrael deu nova vida ao Povo Judeu, como nunca antes se verificara na história. Judeus chegados dos cincos continentes trouxeram consigo uma riquíssima bagagem cultural, transformando Israel num país pluralista no que diz respeito ao ambito linguístico, culinário e artísticos... acima de todas as diferenças regionais, o laço comum entre as várias comunidades foi a própria religião comum.

A cada ano que passa, uma das maiores preocupações de Israel é com relação às futuras gerações. Todo o esforço que fazemos e o trabalho que realizamos sempre foi em prol da juventude. É isso que faz Israel ser um país maravilhoso do que é. Essa é a verdadeira essência do sionismo, em sua raiz mais puramente socialista e humana.

Um cordial Shalom,
Yigal Mordechai (יגאל מרדכי)

Nenhum comentário: